Ciclagem de sementes para auxiliar no equilíbrio hormonal

A ciclagem de sementes pode ajudar a equilibrar os hormônios femininos, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para as fases específicas do seu ciclo.
Ela pode ser útil em várias etapas da vida da mulher, e considero bacana para mulheres:

Que pararam de utilizar anticoncepcional;
Que tem TPM;
Cólicas;
Acne relacionada com o ciclo;
Períodos irregulares;
Mastalgia;
Menopausa.
Você tem algum desses problemas?

Se SIM veja como você pode fazer :

Ciclo de Sementes como fazer :

1️ Fase folicular – ovulação (dias 1 a 14): coma 1-2 colheres de sopa de sementes de linhaça e sementes de abóbora cruas e frescas
2️ Fase de ovulação-lútea (dias 15 a 28): coma 1-2 colheres de sopa de sementes de girassol e gergelim cru e frescas

O primeiro dia é o primeiro dia do ciclo é o dia em que você menstrua (existe um fluxo). Esse será o dia em que você começará as sementes da fase folicular e continuará a ovulação ou o dia 14.

A prática é bastante simples: no primeiro dia do seu ciclo, você comerá 1-2 colheres de sopa de linhaça moída e sementes de abóbora cruas, o que suporta a produção e o metabolismo de estrogênio. É uma ótima maneira de gerar estrogênio balanceado, essencial durante a fase folicular.
Após a ovulação, que pode variar para cada mulher, você mudará para 1-2 colheres de sopa de sementes de girassol e gergelim cru. As sementes de girassol e gergelim ajudam com os níveis de progesterona, que é o principal hormônio durante a fase lútea .

 

Pesquisa sobre Ciclismo de Sementes

Fase folicular
As sementes de linhaça são de longe as sementes de lignana mais amplamente estudadas, as lignanas das sementes de linhaça foram associadas a uma fase lútea mais longa, têm benefícios protetores e de suporte ao estrogênio, e interagem com o microbioma intestinal . As sementes de linhaça tem propriedades estrogênicas fracas , mas também ajudam na eliminação do excesso de estrogênio.

As sementes de abóbora são ricas em zinco, que otimiza os níveis saudáveis de testosterona. Além disso, as sementes de abóbora são ricas em antioxidantes , que protegem nossos ovários, ovulos e sistema reprodutivo. Também são uma fonte de triptofano, que o corpo usa para criar serotonina e melatonina.

 

Fase lútea
Sementes de gergelim e girassol são ricas em lignanas e ácidos graxos para apoiar a fase lútea. As sementes de gergelim demonstraram ser benéficas para os hormônios femininos, mesmo durante a menopausa.
As sementes de gergelim também podem ajudar a diminuir a inflamação, eles também demonstraram proteger a saúde do coração modulando a inflamação e apoiando o metabolismo do colesterol.

As sementes de girassol contêm nutrientes como ferro, que apóiam a desintoxicação do estrogênio via genes hepáticos do CYP e magnésio, que podem ajudar com os níveis de prostaglandinas e reduzir as cólicas menstruais . Elas também são uma fonte de cálcio, o que demonstrou em alguns estudos reduzir os problemas de humor da TPM. A vitamina E, da qual as sementes de girassol podem ser uma fonte significativa de alimento, também demonstrou reduzir a TPM em forma de suplemento.

E funciona mesmo?
Quero deixar bem claro que a prática tem orientações nutricionais que visa apoiar seus hormônios e fornecer ao seu corpo os nutrientes para fazer o que há de melhor. Mas NÃO EXISTE MILAGRE e cada organismo funciona de uma maneira, visto também que há a INDIVIDUALIDADE. Tudo sempre tem que ser associado a sono adequado, ingesta hídrica adequada, atividade física, alimentação saudável e controle do estresse. Mas com certeza é mais uma estratégia que para adicionarmos na equilíbrio da saúde feminina.

 

Por Dra Ana Paula Rocha

References:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4375225/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7386123
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2752973/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4147287/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23859042
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19824016
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16201847
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4152533/

Fique por dentro das novidades, dicas e materiais