Como a falta de sono pode atrapalhar seu emagrecimento

O sono é um simplesmente essencial. E quando falamos de perda de peso isso não muda.

Quando há alteração do ritmo circadiano e não dormimos o suficiente, geramos altercações sistêmicas , como elevação da pressão arterial, desequilíbrio dos hormônios da fome, aumento da glicemia, aumentando e expressão de genes associados à inflamação, alterações  imunológicas, diabetes, risco de câncer, estresse e muito mais..

Se você está com problemas com a balança e tem distúrbios  do sono, é essencial que ele se reequilibre para que a perda de peso aconteça. Antes de tomar qualquer medicação, pratique o que chamamos de HIGIENE DO SONO:

1. Durma na escuro — Até mesmo pequenas fontes de luz pode desregular seu relógio biológico e diminuir a produção de melatonina e serotonina, interferindo no seu sono ;

2. Mantenha a temperatura do quarto abaixo de 21ºC — Estudos mostram que a melhor temperatura para a qualidade do sono é entre 15 e 20ºC. Temperaturas mais altas ou mais baixas podem causar inquietude no sono.

3. Elimine os campos elétricos e eletromagnéticos do seu quarto — Eles podem atrapalhar a produção de melatonina e serotonina pela glândula pineal e contribuem significativamente para danos e disfunções mitocondriais, a causa praticamente todas as doenças crônicas.

4. Reserve sua cama apenas para dormir — Trabalhar ou ver TV na cama pode dificultar sua capacidade de pegar no sono.

5. Vá para cama o mais cedo possível, preferencialmente entre nove e dez da noite e de forma rotineira — Seu corpo (principalmente a  adrenal) recupera a maior parte da energia entre onze da noite e uma da manhã. Além disso, sua vesícula biliar elimina toxinas nesse mesmo horário.

6. Estabeleça uma rotina relaxante de sono — Isso pode incluir meditação, , aromaterapia, óleos essenciais .

7. Evite líquidos duas horas antes de dormir — Isso reduz a necessidade de levantar e ir ao banheiro.

8. Evite comer pelo menos três horas antes de ir dormir —Consumir mais calorias do que seu corpo pode utilizar aumenta a produção de radicais livres que esta associado ao envelhecimento. Sabemos hoje também que precisamos dar um descanso para o trato digestivo durante esse período.

 9. Minimize o uso de eletrônicos, tanto durante o dia quanto à noite — Telas de eletrônicas são grandes causadoras de insônia, impendindo a capacidade de pegar no sono rapidamente. 

10. Tome um banho quente de chuveiro ou banheira antes de ir para a cama – Quando sua temperatura corporal é aumentada no início da noite, ela cai na hora de dormir, facilitando o início do sono. Terminar o banho enxaguando o corpo na água fria pode auxiliar esse processo.

11. Pare de trabalhar pelo menos duas  horas antes de dormir  — Isso dará à sua mente uma chance de descansar, de modo que você possa dormir tranquilamente, evitando a ansiedade relacionada às tarefas do dia seguinte.

12. Leia algo espiritual ou inspirador — Pode ajudar a relaxar. 

13. Evite ou reduza ao máximo o consumo de remédios — Muitos remédios, com ou sem receita, podem afetar o sono. 

14. Evite a cafeína —Algumas pessoas não metabolizam a cafeína eficientemente. Então, uma xícara de café à tarde pode sim atrapalha o sono;

15. Evite o álcool — Embora o álcool deixe sonolento inicialmente, o efeito tem curta duração, pois na verdade ele  impede que você entre em sono profundo , nos qual ocorre a maior parte da recuperação do corpo.

16. Exercite-se regularmente, mas cesse todo exercício três horas antes de dormir — 30 minutos diários de exercício podem melhorar sua saúde. Porém, exercitar-se muito perto da hora de dormir pode mantê-lo acordado.

17 . Utilize Fitoterapia –  Chás como o de Camomila, Mulungu podem auxiliar na melhora do sono.

Extrato também  de Valerina, Passilfora ou Kava Kava também exercem efeito de melhora na qualidade do sono

18. Em ultimo caso suplemente melatonina — É melhor aumentar os níveis de melatonina naturalmente com a exposição à luz do sol durante o dia  e à completa escuridão durante à noite.

 Mas caso necessite  realizar suplemetação comece com apenas 0,25 miligramas (mg) sublinguais, lembrado sempre que “mais”não significa que é melhor.

Lembre-se que o distúrbio do sono também pode estar dizendo que alguma coisa não está bem, se mesmo com o “higiene” você não obtiver melhora, procure um profissional que possa te orientar de maneira adequada.

Por
Dra Ana Paula Rocha

Fique por dentro das novidades, dicas e materiais