Os benefícios terapêuticos do Óleo Essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda é o óleo essencial mais usado no mundo atualmente, mas os benefícios da lavanda foram realmente descobertos há mais de 2.500 anos atrás. Devido às suas poderosas propriedades antioxidantes, antimicrobianas, sedativas, calmantes e antidepressivas, os benefícios do óleo de lavanda são abundantes e tem sido usado tanto cosmética quanto terapeuticamente há séculos.
Os egípcios usavam lavanda para mumificação e como perfume. De fato, quando a tumba do rei Tut foi aberta em 1923, dizia-se que havia um leve aroma de lavanda que ainda podia ser detectado após 3.000 anos.

Arraste para o lado e veja os Benefícios óleo de lavanda

1. Proteção antioxidante
Os radicais livres são responsáveis por alterar o sistema imunológico e podem causar danos ao seu corpo.
Felizmente, o óleo essencial de lavanda é um antioxidante natural que trabalha na prevenção. Um estudo de 2013 descobriu que o óleo de lavanda aumentou a atividade dos antioxidantes mais poderosos do corpo – glutationa, catalase e SOD. Estudos mais recentes indicaram resultados semelhantes, concluindo que a lavanda possui atividade antioxidante e ajuda a prevenir ou reverter o estresse oxidativo.

2. Melhora o humor e reduz o estresse
Tradicionalmente, a lavanda é usada para tratar problemas s como enxaquecas, estresse, ansiedade e depressão.
Para aliviar o estresse e melhorar o sono, coloque um difusor na cama e óleos difusos enquanto dorme à noite ou na sala da família enquanto lê ou relaxa à noite. Você também pode aplicar óleo de lavanda topicamente atrás das orelhas para obter os mesmos benefícios ou no travesseiro .

3. Auxilia na função cerebral
Pesquisas também demonstram que o óleo de lavanda auxilia no tratamento para a doença de Alzheimer, a inalação do vapor de óleo essencial de lavanda pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo cerebral e melhorar o comprometimento cognitivo. Para auxiliar no sistema nervoso com óleo de lavanda, difunda-o em casa, inspire-o diretamente da garrafa ou aplique-o topicamente nas têmporas e na nuca.

4. Cura queimaduras e cortes
Amplamente conhecido por suas propriedades antimicrobianas, há séculos o óleo de lavanda tem sido usado para prevenir várias infecções e combater distúrbios bacterianos e fúngicos. Pesquisas mostram que o óleo de lavanda acelera a cicatrização de queimaduras, cortes, arranhões e feridas – e grande parte disso ocorre por causa de seus compostos antimicrobianos.
Para aliviar a queimadura e curar cortes, arranhões ou feridas, misture 3–5 gotas de óleo de lavanda com ½ colher de chá de óleo de coco e aplique a mistura na área em questão. Você pode usar os dedos ou com um algodão limpo.

5. Cabelos saudáveis
Provavelmente devido às suas características antimicrobianas e antioxidantes, o essencial de lavanda misturado com um óleo transportador (como coco, azeite ) traz benefícios para os cabelos.

6. Alivia dores de cabeça
Se você é uma das milhões de pessoas que sofrem de tensão ou enxaqueca, o óleo de lavanda pode ser uma opção natural que você está procurando. É um dos melhores óleos essenciais para dores de cabeça porque induz relaxamento e alivia a tensão. Funciona como sedativo, anti-ansiedade, anticonvulsivante e calmante.
De acordo com um estudo publicado na European Neurology , as pessoas que sofrem de enxaqueca viram uma redução significativa na dor quando inalaram o óleo de lavanda por 15 minutos.
Descobri que um dos remédios naturais mais eficazes para a dor de cabeça é colocar duas gotas de óleo de lavanda com óleo de hortelã-pimenta e esfregar a mistura na parte de trás do pescoço e nas têmporas. Difundir lavanda ou inalá-lo diretamente da garrafa também pode ajudar a aliviar dores de cabeça.

7. Melhora o sono e a insônia
Por causa das propriedades calmantes e sedativas do óleo de lavanda, ele trabalha para melhorar o sono e tratar a insônia. A inalação de lavanda demonstrou reduzir os distúrbios do sono, melhorar a qualidade e a duração do sono, combater a insônia e melhorar o bem-estar geral. Além disso, ao contrário da maioria dos medicamentos sedativos, a lavanda não causa efeitos colaterais indesejados. Na verdade, promove a saúde mental e física geral.
Para melhorar sua qualidade de sono, distribua óleo de lavanda em seu quarto antes ou durante o sono. Além disso, você pode esfregar de 3 a 5 gotas diretamente no pescoço, no peito e nas têmporas. Tomar um banho de banheira adicionando 15 gotas de óleo de lavanda e 1 xícara de sais de Epsom à banheira para melhorar o sono e relaxar o corpo.
Fazer uma mistura de óleo de lavanda, óleo essencial de camomila romana e óleo de magnésio é a melhor combinação para melhorar o sono. Basta esfregar esta mistura na parte de trás do pescoço e nos pulsos para induzir uma sensação calma e pacífica.

8. Alivia a dor
Vários estudos descobriram que o óleo de lavanda ajuda como analgésico natural.
E ainda outro estudo recente provou que o óleo de lavanda, quando massageado na pele, pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais

Efeitos colaterais e precauções do óleo de lavanda
Para a maioria das pessoas, os benefícios do óleo de lavanda são tudo o que você experimentará e o uso do óleo de lavanda é completamente seguro; no entanto, não houve uma quantidade extensa de pesquisas científicas realizadas sobre interações com óleo de lavanda com outros medicamentos ou para seu uso em mulheres grávidas; portanto, há certas situações em que você deve ter cuidado.

* Interações medicamentosas: Se você já estiver tomando algum medicamento prescrito para distúrbios relacionados ao sono ou para depressão, tenha cuidado com o fato de que a lavanda pode aumentar a eficácia desses medicamentos.
* Mulheres grávidas: O óleo de lavanda é geralmente considerado seguro para mulheres grávidas e amamentando. Como ele pode ter um efeito relaxante sobre os músculos e também pode afetar os níveis hormonais, use lavanda com cautela no terceiro trimestre, e é melhor conversar com seu médico .
* Crianças: o óleo de lavanda é considerado geralmente seguro para as crianças usarem, embora exista alguma preocupação de que o efeito da lavanda nos níveis hormonais possa ser prejudicial para meninos que ainda não passaram pela puberdade, ebora não haja fortes evidências de que a lavanda seja um desregulador aconselho os pais a ter cuidado se usarem óleo de lavanda frequentemente em crianças pequenas.

 

Por Dra Ana Paula Rocha

Referências:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12112282/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3880178/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23351960
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26247152
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23808618
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24456909
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22789792
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22475718
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5424179/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22895026
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4880962/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3931201/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22517298
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4443384/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3612440/#B74
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26051566
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4325408/

Fique por dentro das novidades, dicas e materiais