Serotonina: a molécula da felicidade!

Veja como manter os níveis adequados são essenciais para a sua saúde

A serotonina nos ajuda a nos sentir bem e  tem sido chamado por muitos de a “molécula da felicidade” por seu papel em ajudar a criar um clima positivo. Ela  é um neurotransmissor inibitório que nos ajuda no controle do impulso e no alívio da dor, também é um precursor da melatonina, nosso hormônio do sono, e desempenha um papel muito importante no sono. Embora a serotonina desempenhe um papel muito importante no cérebro, 95% da serotonina no organismo é produzida nos intestinos, que  chamamos de segundo cérebro.

A baixa serotonina esta relacionada a outros problemas de saúde, como enxaqueca, asma e fibromialgia.

Os sintomas de serotonina baixa são:

– Preocupação frequente 

– Ansiedade

– Transtorno afetivo sazonal

– Dificuldade em dormir 

– Sono leve

– Mau humor frequente

– Sentimento de culpa ou autocritica

– Desejo por doces ou salgados, especialmente no final do dia 

-Vontade de bebida alcoólica principalmente no final do dia 

-Comportamento perfeccionista ou controlador 

-Fibromialgia ou dores inexplicáveis 

– Sintomas de intestino irritável 

Embora hajam muito sintomas pelos deficit de serotonina, eles se manifestam de maneira diferente nos homens e nas mulheres. As mulheres sentem mais ansiedade, depressão e  outros transtornos do humor, maior desejo por  carboidratos, compulsão alimentar e ganho de peso . Já os homens com baixa serotonina tem mais alterações de hiperatividade, vícios como (alcoolismo, sexo, pornografia, tabagismo, dependência alimentar), raiva e comportamentos inaceitáveis.

A resposta aos antidepressivos é geralmente boa, já que a maioria deles são inibidores seletivos da recaptação da serotonina que agem para aumentar a atividade da serotonina no cérebro. Só que não trata à causa da baixa serotonina, mas pode melhorar os sintomas por um período de tempo. Indivíduos que não respondem aos ISRS geralmente têm problemas com dopamina e endorfinas baixas. Quero alertar que essas medicações tem efeitos negativo para a saúde a longo prazo, então devem ser usadas sim quando  necessário, mas sempre tratando também a raiz do problema.

A serotonina também é  precursor do hormônio do sono a melatonina. Indivíduos que lutam contra a insônia, mas vêem melhora quando tomam melatonina, são mais propensos à deficiência de serotonina . Da mesma maneira tomar melatonina pode ser extremamente útil, mas a solução a longo prazo é melhorar a produção natural de serotonina.

O que reduz os níveis de serotonina:

Aqui estão os maiores fatores de estilo de vida envolvidos na redução dos níveis de serotonina no intestino e no cérebro. Para otimizar seus níveis de serotonina, você quer abordar esses problemas importantes.

– Estresse cronico 

– Sono inadequado 

– Deita rica em açúcar

– Deficiência de Vitamina B1, B2, B6 e/ou folato 

– Deficiência de Magnésio 

– Deficiência de Vitamina D

– Sedentarismo 

– Deficiência de  Omega 3

– Distúrbios intestinais 

– Polimorfismos genéticos 

Estratégias Naturais para Aumentar os Níveis de Serotonina:

  1. Exposição solar saudável: A luz solar estimula a produção de serotonina. A melhor hora para isso é de manhã e no meio do dia. O distúrbio afetivo sazonal (SAD) é devido à falta de exposição à luz solar que reduz drasticamente a produção de serotonina;
  2. Tenha mais contato com a Natureza: Micróbios no solo foram mostrados para aumentar os níveis de serotonina. É por isso que a jardinagem é um dos melhores hobbies para o seu humor. Indo para a praia e entrar na areia funciona muito bem também;
  3. Pratique exercício físico regularmente: Mexa-se! Andar a pé, corrida ou treino de resistência ajudam aumentar os níveis de serotonina. O exercício supera os medicamentos antidepressivos em todos os ensaios clínicos;
  4. Pratique gratidão: Concentrar-se em pensamentos positivos mostrou aumentar os níveis de serotonina no cérebro. Decida ficar otimista, apesar de suas circunstâncias;
  5. Oração e Meditação: A respiração concentrada, a empatia e a capacidade de controlar seus pensamentos através da meditação e da oração ajudarão você a tornar a vida muito mais agradável;
  6. Coma mais  alimentos que  estimulam a produção de serotonina: com alimentos ricos em gorduras boas, chá verde, cúrcuma, alimentos fermentados e chocolate amargo.

Suplementos que aumentam a serotonina

  1. 5-HTP: Esta é a melhor molécula para aumentar os níveis de serotonina naturalmente. É fácil para o corpo converter 5-HTP em serotonina.
  2. Ômega 3: Estes são anti-inflamatórios e têm um efeito positivo no aumento dos níveis de serotonina.
  3. Magnésio: Isso ajuda a modular os níveis de hormônio do estresse no cérebro, o que pode ter um impacto direto sobre os níveis de serotonina. A melhor escolha é um magnésio que atravessa a barreira do sangue. Os melhores são o  magnésio dimalato, glicinato e treonato.
  4. Complexo B: Vitaminas do complexo B podem ser extremamente eficazes;
  5. L-teanina : A L-teanina é um aminoácido natural de forma livre, biologicamente ativo, que fornece suporte de relaxamento ao apoiar os níveis de serotonina.
  6. Rodiola Rósea : Esta erva adaptogênica age como um inibidor da monoamina oxidase na medida em que bloqueia as enzimas do corpo que destroem a serotonina. Isso mantém mais serotonina atuando no cérebro e no corpo.
  7. SAM-E :É muito útil nos sintomas da depressão, mas  antes de tomar você deve saber se tem polimorfismos.
  8. Erva de São João: age para bloquear a recaptação da serotonina e aumenta a quantidade de receptores de serotonina.

Fique por dentro das novidades, dicas e materiais